Wednesday, September 27, 2006

Manifesto por Justiça



22/9/2006 14:27:40
O seguinte manifesto está sendo divulgado pela Internet, e diz respeito ao bárbaro assassinato de um jovem integrante da cultura Hip-Hop do Rio de Janeiro:

"Nós organizações defensoras dos direitos humanos vimos por meio desta manifestar indignação contra o assassinato de mais um jovem morador da cidade de Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro, e exigir que os autores deste crime sejam punidos.

No dia 14, por volta das 22h 30min., na cidade de Mesquita, ao saírem de uma festa, Ítalo Lopes dos Passos e Rafael Borges Andrade foram baleados por policiais sem farda. Ítalo foi morto no local após levar nove tiros e Rafael, que levou um tiro, foi hospitalizado sem risco de morte e está sob proteção policial.

Logo após o crime, os dois policiais, Paulo Rogério Barbosa Soares, lotado no 16º Batalhão da Policial Militar de Olaria, e André Marcelo Pereira Soares, lotado no Batalhão de Operações Policiais (BOPE), foram detidos por policiais militares do 20º Batalhão da Policia Militar da cidade de Mesquita. O auto de prisão em flagrante é de nº199/53ª/06/set-06 e o RO nº3812/53ª/2006. Após a prisão, os dois policiais foram levados ao Batalhão Especial Prisional. O inquérito policial está sob a responsabilidade o delegado Jorge F. Zahra da 53ª Delegacia Policial de Mesquita.

Ítalo Lopes dos Passos, 29 anos, era produtor cultural, participava ativamente do grupo de Hip-Hop Setor BF; era aluno do curso de audiovisual na Central Única das Favelas; trabalhava em um programa de uma rádio livre da cidade de Mesquita; atuava na rede de grupos artísticos culturais da Baixada Fluminense; e participava da comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor da cidade de Mesquita – lei urbanística - representando a juventude da cidade. Era mais um agente cultural que, através da arte, lutava contra as desigualdades socioeconômicas e contra todo tipo de discriminação.

A violência e a injustiça contra as classes populares acentuam o quadro de segregação, discriminação e desigualdade que atinge de forma mais direta, através de execuções sumárias, os jovens da periferia. Para garantirmos que o cruel assassinato de de nosso companheiro Ítalo Lopes dos Passos não caia na banalização e possamos barrar os mecanismos das chacinas e do genocídio social em curso em nosso país e particularmente na Baixada Fluminense pedimos que todas as entidades e movimentos sociais enviem mensagens a todas as instâncias judiciais e poderes exigindo a completa apuração dos fatos contra este bárbaro assassinato do Ítalo Lopes dos Passos e a punição dos responsáveis."

» Para maiores informações e orientações, entre em contato pelo E-mail.
Fonte: Necronomiconsocial.blogspot.com.

No comments: