Os índios chilenos Mapuche tentam levar a gigante do software Microsoft à Justiça em uma batalha que levanta a questão sobre a "posse" da língua falada pela tribo.
A briga começou depois que a Microsoft decidiu, no mês passado, lançar um pacote do Windows em mapuzugún - língua Mapuche falada por 400 mil indígenas chilenos.
No lançamento do pacote, na cidade de Los Sauces, a Microsoft informou que pretende ajudar os Mapuches a entrar na era digital. "Vamos abrir uma janela para o resto do mundo poder acessar as riquezas culturais deste povo indígena", declarou a empresa.
Líderes tribais Mapuche têm acusado a companhia norte-americana de violar a riqueza cultural e herança coletiva de seu povo ao traduzir o software para o idioma mapudungun sem autorização.
Eles chegaram a enviar uma carta ao co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acusando a empresa de "pirataria intelectual".
"Sentimos que a Microsoft e o Ministério da Educação chileno passaram por cima de nós ao criar uma comissão sem nosso consentimento e sem nossa participação", disse Aucan Huilcaman, um dos líderes Mapuche por trás da ação judicial.
A Microsoft não comenta o caso, afirmando que não pode fazê-lo enquanto o processo não for legalmente resolvido. (Folha Online)
Fonte: Ambiente Brasil, Brasília, DF – 13 11 2006
Site: www.ambientebrasil.com.br
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment