Friday, December 08, 2006
Manifestação contra o Caveirão
Domingo, dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos é dia de Luta!
Manifestação contra o Caveirão
Os movimentos sociais, entidades, ONGs e associações de moradores que participam da Campanha Internacional contra o "Caveirão" realizarão no dia 10/12 as 15 horas, manifestação contra o "Caveirão", na esquina da Rua Dois de Dezembro, no Flamengo.
A campanha internacional contra o caveirão entende que infelizmente não há motivos para comemoração nessa data, diante dos inúmeros casos de violação de direitos humanos que ocorrem no Brasil.
Além de denunciar as operações realizadas pelo "caveirão", demonstrando seu caráter ameaçador e intimidador, a campanha tem como objetivo debater a atual política de segurança pública do Rio de Janeiro, baseada no policiamento discriminatório, violento e na criminalização da pobreza. O emblema do BOPE, "tropa de elite" da PM - uma caveira empalada numa espada sobre duas pistolas douradas - envia uma mensagem forte e inequívoca: o combate armado, a guerra e a morte. O próprio brasão da PM ainda traz os elementos de sua origem na época colonial e escravocrata - os ramos de cana, café e a coroa - quando sua função principal era "disciplinar" e controlar a população negra escravizada.
Exigimos que o futuro governador Sérgio Cabral cumpra suas promessas e acabe com o blindado assim que tomar posse e acima de tudo, é imprescindível que o governo eleito implemente uma mudança estrutural, priorizando a geração de emprego e o desenvolvimento de políticas sociais que apontem perspectivas reais para a juventude e para os trabalhadores. Essas mudanças devem estar associadas a uma outra concepção de política de segurança pública, que tenha como princípio a compatibilidade entre Direitos Humanos e eficiência policial, que esteja baseada em investimentos urgentes e contínuos em inteligência policial; em investigações sérias e coordenadas entre as polícias, o ministério público e o poder judiciário; em medidas concretas para por fim à corrupção que atinge os poderes públicos, em especial as forças policiais. Por essas razões, para nós o Dia 10 é um dia de luta!
Pela extinção imediata dos blindados como o "Caveirão" e o "Pacificador".
Por saúde, educação, emprego, terra e dignidade.
Informações com as organizações da campanha
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis: Sheila Guimarães (24) 22423913
Grupo Legítima Defesa da Nova Holanda: Alberto Aleixo (21) 8277-8419
Justiça Global: Camilla Ribeiro - (21) 2544-2320
Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência: Maurício Campos fones: (21) 2210-2906 e 9977-4916
Observatório de Favelas: Raquel Willadino (21) 3104-4057
__________ Informação do NOD32 IMON 1911 (20061208
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment