Thursday, March 22, 2007

Gil leva uma dura nos EUA

Gil leva uma dura nos EUA

Pedro Landim


Foto: Reuters

Dallas (EUA) - Licenciado de suas funções como Ministro da Cultura, e viajando pelos EUA em turnê musical, Gilberto Gil passou por constrangimento ao ser interrogado em sala particular pelas autoridades americanas de imigração, dia 13, chegando ao aeroporto Fort Worth, em Dallas. De acordo com a assessoria do músico, o problema de Gil com a imigração dos EUA é antigo, e acompanha a sua carreira desde que ele foi preso com maconha em Florianópolis, há 31 anos, episódio que rodou o mundo no documentário cinematográfico ‘Os Doces Bárbaros’.

Segundo Preta Gil, que esteve nesta quarta com o pai em Nova Iorque, onde Gil tocou terça-feira para um Carnegie Hall lotado, ele não se abalou com o episódio. “Meu pai não ficou chateado. Os EUA são rigorosos e temos que respeitar suas leis. Ele não mistura as coisas e não se utiliza de sua condição de ministro quando não viaja pelo Governo”, disse Preta.

A Embaixada dos EUA, em Brasília, informou através de sua assessoria que vai investigar o ocorrido. E a assessoria do Ministério da Cultura informou que não cabe providências ao ministério, porque Gil está licenciado, sem vencimentos, e não viaja representando o governo brasileiro.

Em 2001, Gil atrasou uma viagem à Jamaica, para a gravação de seu disco ‘Kaya N’gan Daya’, porque teve problema semelhante na escala do vôo em Miami. Na ocasião, o músico disse que sempre tem que dar satisfações às autoridades americanas quando precisa tirar visto para os EUA. O problema teria se originado com a prisão de Gil, em 1976, em Florianópolis, com pequena quantidade de maconha, em turnê do grupo ‘Doces Bárbaros’. Na época, como pena, Gil foi internado num instituto psiquiátrico.

Apresentando nos EUA o show de seu último CD, ‘Gil Luminoso’, de voz e violão, o músico viaja de ônibus hoje para Los Angeles, onde toca sábado, e retorna ao Brasil no dia 1º de abril.

O Dia Online, 23.03.2007

http://odia.terra.com.br/cultura/htm/geral_88836.asp

No comments: