Projeto quer resgatar auto-estima de jovens negros
O Cursinho 20 de Novembro, criado por alunos negros da Fatec/SP, pretende este ano valorizar no seu projeto pedagógico e de inclusão de jovens negros e pobres da zona leste, uma arma poderosa: o resgate da auto-estima.
Para isso, pretende desenvolver atividades para jovens negros e pobres da periferia paulistana, atingidos no seu cotidiano pelas desvantagens geradas pelo racismo, entre as quais, palestras sobre Consciência e Cidadania.
Também estão previstas palestras sobre a história do Brasil, os três séculos e meio de escravismo, e valorização da cultura negra.
“Eles chegam aqui com a auto-estima muito baixa. Temos então que fazer todo um trabalho para que tenham mais segurança. Com isso, se tornam mais confiantes e passam a freqüentar as aulas mais motivados, o que tem reflexo no aumento do índice de aprovação”, afirma Emerson Teodoro, coordenador do Cursinho.
O Cursinho existe há cinco anos com o apoio do Instituto FatecAfro e funciona em salas de aula cedidas pela direção da Fatec. Os índices de aprovação chegam a 50% nos vestibulares, alto para os padrões dos cursinhos pré-vestibulares desse tipo.
Os alunos são de faixas etárias bastante variadas. “Temos casos de pessoas com idade acima dos 40 anos, que não abandonaram o sonho de entrar numa Faculdade e voltam às aulas”, diz Emerson. (pulsar/afropress)
Agencia Pulsar
http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=1539
31/01/2007
No comments:
Post a Comment