Monday, April 16, 2007

Brasil/Índice de morte entre menores é maior que em zonas de guerra

Brasil/Índice de morte entre menores é maior que em zonas de guerra

SÃO PAULO - Uma reportagem publicada ontem pelo jornal americano Washington Post (www.washingtonpost.com) mostra que o índice de mortes de menores de idade nas favelas do Rio de Janeiro é maior que o verificado em zonas de guerra. De 2002 a 2006, 729 crianças palestinas ou israelenses morreram, de acordo com o grupo israelense de diretos humanos B’Tselem. “No mesmo período no Rio de Janeiro foram relatadas 1.857 mortes de menores de acordo com o Instituto de Segurança Pública, um centro de pesquisas estatal”, compara o correspondente do jornal no Rio de Janeiro Monte Reel e o colaborador Fred Alves, que assinam a reportagem No Rio, a morte vem cedo.

Com o aumento da violência entre jovens, como o caso do menino João Hélio, no Rio de Janeiro, a matéria discute também o projeto de reduzir a maioridade penal. O texto relata o medo de mães em perderem seus filhos em meio à guerra entre traficantes, polícia e milicianos, ou também pelo risco de serem cooptados pelo tráfico. O temor é exemplificado até pela necessidade de os moradores conseguirem distinguir entre o barulho de fogos de artifício e o de tiros.

“Madeira (Maiza Madeira, moradora de favela) disse que aprendeu há três anos a identificar o som de fogos de artifício de forma tão apurada. Na primeira noite da celebração do Carnaval seu filho de 16 anos saíra com amigos. Fogos de artifício foram lançados a noite toda, mas um som em particular a deixou preocupada”. Eram os tiros que mataram seu filho em frente à sua casa, e foram disparados por uma patrulha da Polícia Militar, relatam os jornalistas do Post. (AE)

Fonte: Poder, Correio da Bahia, 17.04.2007
http://www.correiodabahia.com.br/poder/
noticia_impressao.asp?codigo=126402

No comments: