Monday, January 29, 2007

29/01/2007 - 13:15

Ciclo de eventos celebra 113 anos de Mãe Menininha do Gantois

A Oxum mais bonita, como diria Caymmi...





A Tarde On Line

Se estivesse viva, a yalorixá Mãe Menininha, que comandou o Terreiro do Gantois por mais de 50 anos, completaria 113 de vida, no próximo dia 10. Em homenagem a data, os filhos da casa preparam palestras, lançamento de livros, selo personalizado, carimbo comemorativo e um grande show na Concha Acústica do TCA, reunindo Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Jerônimo, Márcia Short e Mariene de Castro.

Neste ano, também chega ao fim um ciclo de cerimônias pós-morte, pois em 13 de agosto, a mãe de santo completará 21 anos de falecimento, data significativa para o calendário do Candomblé.

As comemorações pelo aniversário de Mãe Menininha começam no dia 8, com palestra de Francisco Senna, professor de História da Arquitetura Brasileira da Universidade Federal da Bahia (Ufba). No mesmo dia, acontece o lançamento do livro “Mãe Menininha do Gantois, uma biografia”, das autoras Cida Nóbrega e Regina Echeverria.

O livro, produzido pela Corrupio em parceria com a Ediouro, está recheado com dados históricos, relatos, frases e pensamentos da iyalorixá, depoimentos de alguns filhos da casa e registros fotográficos, que ilustram também a trajetória da sacerdotiza, que em 1922 assumiu o terreiro, aos 28 anos de idade.

Na sexta-feira, dia 09, os festejos continuam com o lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo que levam a imagem de Mãe Menininha. Será realizada também uma mesa redonda em torno do tema “Mãe Menininha - Mulher Oxum”, com a participação de Júlio Braga, Vanda Machado, Jocélio Teles, Fábio Lima e a jornalista e mestranda Cleidiana Ramos.

No sábado, dia 10, acontece o grande encontro com estrelas da música brasileira que se reúnem para cantar em louvor a mãe Menininha. No repertório, músicas que exaltam a importância e força do Candomblé. Participam do show: Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Jerônimo, Márcia Short e Mariene de Castro.

O espetáculo acontece na Concha Acústica do TCA, a partir das 18h. Os ingressos custam R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia-entrada) e estarão à venda na bilheteira do teatro. A renda arrecadada com a venda dos ingressos será destinada para as obras sociais do Gantois, realizada pela Associação de São Jorge Ebé Oxossi.

Filha de Oxum - A terceira iyalorixá da linha sucessória do Terreiro do Gantois nasceu em 1894 como Maria Escolástica da Conceição Nazareth. Neta de escravos, bisneta e sobrinha de iyalorixás, mãe Menininha conduziu durante 64 anos os destinos do terreiro fundado em 1849 pela iyalorixá Maria Júlia da Conceição Nazareth, descendente das princesas africanas que fundaram o terreiro da Casa Branca.

Nascida no século XIX, Mãe Menininha cresceu entre os homens e mulheres que preservavam e transmitiam os conhecimentos da religiosidade de matriz africana no Brasil. Com eles, ela aprendeu os antigos costumes, os rituais e a língua iorubá. Filha de Oxum, o orixá das águas doces, a yalorixá morreu aos 92 anos. Sua sucessora foi a filha Cleusa Millet - que morreu no final de 1998. Atualmente, quem comanda o terreiro do Gantois é Carmen Oliveira da Silva, Mãe Carmen, também filha de Mãe Menininha.

No comments: