Wednesday, January 17, 2007

Negros X Latinos: Violência nos EUA

Violência nos EUA

Autoridades de segurança dos Estados Unidos estão atribuindo um aumento nas taxas de criminalidade de Los Angeles à rivalidade entre as comunidades latino-americana e afrodescendente, relata matéria do jornal The New York Times nesta quarta-feira.

No ano passado, a violência entre gangues aumentou 14% na principal cidade da Califórnia e segunda maior cidade do país, em um momento em que as taxas gerais de criminalidade decaíam.

Grande parte da violência foi resultado de "rivalidades entre gangues de negros e latinos, especialmente em bairros onde a população negra está em declínio e a população latina, em ascensão", diz o jornal.

De acordo com o NYT, as confrontações entre as duas comunidades "motivam manifestações públicas e longas discussões em programas de rádio e encontros comunitários".

Um especialista de direitos humanos de Los Angeles, Rabbi Freehling, disse que a elevação da criminalidade reflete "o fracasso de representantes do governo e da comunidade em preparar os moradores (das comunidades pobres e em transição) para as mudanças sócio-econômicas".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/
01/070117_pressreview_pu.shtml

No comments: