Friday, January 12, 2007

Congolesa nomeada ministra da Integração na Suécia


Kinshasa, RD Congo (PANA) - Nyamko Ana Sabuni, congolesa naturalizada sueca, foi nomeada ministra da Integração e Igualdade dos Sexos no novo Governo da Suécia integrado por 21 membros e dirigido por Fredix Reinfeld do Partido Liberal Sueco, informou segunda-feira a Agência de Notícias da RD Congo (ACP).

Nascida a 31 de Março de 1969 na RD Congo, ex-Zaíre, Sabuni chegou à Suécia aos 12 anos de idade e milita no Partido Liberal pelo qual se tornou membro do Parlamento sueco em 2002 e uma das líderes em 2004.

De acordo com a mesma fonte, a nova ministra sueca tomou a decisão de se envolver na política após o assassinato dum cidadão de origem africana, Gérard Gbwyo, por sueco racista na cidade de Klippan.

Sabuni preconiza a igualdade de oportunidades de todas as comunidades residentes na Suécia e para as comunidades africanas um exame ginecológico obrigatório a todas as alunas a fim de prevenir a excisão.

A ministra vai gerir um cargo governamental que vai estatuir sobre as múltiplas tensões comunitárias prevalecentes na maioria dos países europeus e que facilitam a subida da extrema direita.

É pela primeira vez na história da Suécia que uma pessoa de ascendência africana ocupa um posto no Governo deste país.

Entretanto, uma outra cidadã originária da RD Congo, Gisèle Mandaila, é secretária de Estado para os Assuntos Humanitários da Bélgica.


Kinshasa - 24/10/2006
PanaPress
http://www.panapress.com/freenewspor.asp?
code=por002407&dte=24/10/2006

No comments: