Wednesday, February 14, 2007

Quilombolas comemoram primeiros frutos da organização

Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 13/2/2007 10:24
Durante a festa que comemorou 100 anos da vinda de Dezidério Felipe de Oliveira para a Picadinha, data que marca o início da comunidade quilombola em Dourados, lideranças do movimento negro do município e do Estado destacaram a importância da organização das comunidades remanescentes de quilombos.
A associação completou dois anos de formação, período que, segundo o presidente reeleito Ramão de Castro Oliveira, proporcionou além de conquistas materiais, como equipamentos e cursos, também a união da família, que agora tem mais motivos para reuniões entre os parentes.
Perante a organização da comunidade no formato de associação é mais fácil para o poder público encaminhar projetos em beneficio dos quilombolas. Com objetivo de articular políticas públicas voltadas a comunidade afro-brasileira, a administração do prefeito Laerte Tetila criou o Núcleo de Promoção da Comunidade Negra e através dele, em parceira com as demais secretarias da Prefeitura, promoveu já em 2005 o Encontro Municipal da Comunidade Negra, apoiou o Seminário Negritude, Orgulho em Movimento na Câmara de Vereadores, e implantou o projeto hortas comunitárias juntamente com a Eletrosul.
Para a produção de alimentos e geração de renda, a Prefeitura capacitou as famílias com o curso de derivados de mandioca através do Programa Coletivos de Qualificação para o Trabalho, elaborou e encaminhou um projeto para a implantação de uma farinheira na comunidade quilombola e em 2006 promoveu o curso de cabelo afro com objetivo de valorizar os traços e fenótipos africanos.
Na festa do centenário, o prefeito Laerte Tetila confirmou que para valorizar e fortalecer o símbolo de Dezidério para a comunidade negra, está em conclusão a obra de um busto em homenagem ao fundador do quilombo de Dourados.
Ainda com objetivo de resgatar a cultura dos afro-descendentes, a Prefeitura firmou convênios com o Ministério da Cultura, através de articulação do então deputado federal João Grandão, para a implantação do projeto "Espaço Cultural Palmares" que será promovido em parceria com o Movimento Negro e o Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros (Comafro).
O primeiro suplente de deputado federal, João Grandão, participou da festa e afirmou sentir uma alegria muito grande ao ver a comunidade conquistar esse grau de organização, que resultou numa festa com 400 pessoas representando 13 cidades, e ainda se comprometeu a continuar como parceiro na batalha para que se cumpram os direitos dos negros.
Já o vereador Tenente Pedro, representante da população negra de Dourados na Câmara Municipal, anunciou que a Prefeitura está criando o projeto e buscando recursos para a construção de salas de aula que atenderão a comunidade e disse que essa conquista é fruto da união dos quilombolas como associação, ressaltando que para um maior fortalecimento da comunidade é preciso que ela se constitua como movimento social para lutar pelo acesso ao emprego e à terra.
Segundo Ana Brito, representante do Fórum Estadual da Comunidade Negra, para que seja respeitada a história e raiz do povo negro é necessária a união dos interessados. Para o presidente do Comafro, Vander Nishijima, a decisão de realizar as eleições do Conerq (Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul) e da Arqdez (Associação Rural Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira)juntamente com a festa do centenário, foi muito acertada porque significou a unificação e a força do povo negro.
O Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros (Comafro) representa mais uma conquista para o movimento negro de Dourados por atuar como um órgão consultivo vinculado a Secretaria Municipal de Governo que visa à defesa e a afirmação dos direitos e dos interesses da comunidade afro-brasileira.
Eleição
Com a presença de aproximadamente 400 pessoas durante a festa do centenário, foram realizadas as eleições da Conerq e da Arqdez com a aprovação por unanimidade das seguintes chapas:
Associação Rural Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira
Ramão de Castro Oliveira – presidente
Ramona de Oliveira Almeida – diretora de finanças
Daniel Braga Tomiati – secretário geral
Sônia Oliveira – Conselho Fiscal
Irinilda oliveira de Almeida – Conselho Fiscal
Nornvino Filho de Oliveira – Conselho Fiscal
Carla Simone de Oliveira Ferreira - Conselho Fiscal
Gilberto Silva Areco – suplente de Conselho Fiscal
Ione de Oliveira Lopes Gomes – suplente de Conselho Fiscal
Plínio de Oliveira - suplente de Conselho Fiscal
Weimar Oliveira de Soulo - suplente de Conselho Fiscal
Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul
Jhonny Martins de Jesus – coordenador geral
Gleicemara Aparecida Domingos – secretária geral
Arcilio Bonifácio Catarino – Coordenador de Finanças
Daice Bispo da Silva - Coordenação de Finanças
Adalto Candido Pereira - Coordenação de Finanças
João Batista Elias - Coordenação de Finanças
Ramão Castro de Oliveira - Coordenação de Finanças
Débora Bispo da Silva – Conselho Fiscal
Vilma dos Santos Oliveira – Conselho Fiscal
Leandro Martins – Conselho Fiscal
Ramão Bezerra – Conselho Fiscal
Eugênia Gonçalves de Souza – Conselho Fiscal
12/02/2007 - 13:31
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.
Fonte: MS Notícias - http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=221065

http://www.overmundo.com.br/blogs/quilombolas-
comemoram-primeiros-frutos-da-organizacao

No comments: