Sunday, February 18, 2007

Salvador da Bahia: Carnaval e Blacks 18.02.2007

Na saída do Ilê, mãe Hilda manda mensagem de paz


Como reza a tradição, a mentora espiritual do Ilê Aiyê e matriarca do terreiro Ilê Axé Jitolu, Mãe Hilda Dias dos Santos, de 84 anos, coroou de bênçãos a saída do principal bloco afro da Bahia para o seu primeiro desfile neste sábado.

Matéria completa www.atarde.com.br

Wagner promete igualdade para os próximos Carnavais

Ele discursou na saída da Band´Aiyê, que arrastou a multidão que foi ao local em direção ao Plano Inclinado da Liberdade, onde foi encerrada a primeira parte da programação, e logo depois seguiu para uma confraternização.

Matéria completa em: www.atarde.com.br

18/02/2007 - 09:21

Caetano critica discussão sobre apartheid no Carnaval

Luciano da Matta

Caetano, ao lado de Davi Moraes




Greice Schneider
O cantor e compositor Caetano Veloso aproveitou sua passagem pelo camarote da Contigo na noite deste sábado para fazer duras críticas à idéia de segregação social no Carnaval. Do alto da ala vip do camarote, posicionada do outro lado da rua, e empolgado com a animação do bloco e a energia do vocalista Márcio Vitor, disparou: "Acabei de ver a passagem do Psirico e a primeira coisa que me veio à cabeça foi a fala de um amigo carioca que leu na Folha que bloco de Carnaval em Salvador é um apartheid. E a visão que eu acabei de ter é justamente o oposto", diz o compositor.

A discussão sobre um possível apartheid social na folia de Momo foi levantada pelo também cantor e compositor Carlinhos Brown, no Carnaval do ano passado. Na época, em entrevista à Folha de São Paulo, Brown fazia referência aos cordões que isolam os foliões-pipoca daqueles que podem pagar por um abadá dos trios elétricos. A grande questão era que aqueles que não têm condição de bancar um abadá acabam expostos à violência e agressões no entorno dos trios.

"Acho que essa mania de ver apartheid em tudo é doente", disse Caetano. "Ficar cego ao que é injusto é horrível, mas ficar inventando e aplicando em cima fórmulas americanas é ruim", completou. Ele frisou ainda a impossibilidade de se aplicar modelos de exclusão sobre uma sociedade que não está se comportando daquela maneira: "Isso é um desenho norte-americano de filmes de Spike Lee que querem colocar na vida da gente. Eu não sou assim", desabafa.

O compositor falou ainda dos problemas práticos relacionados ao carnaval e citou o próprio camarote da Contigo como mau exemplo. "Acho que camarote não tem que ter dois lados. Mesmo quando tem um lado só, é preciso que haja limitações. Há lugares que não tem escoamento das pessoas. É preciso alguma limitação para os camarotes, vãos livres para passar. Tem que mudar a legislação com relação a isso", questiona.

Coletiva furada

Caetano Veloso estava no camarote ao lado do time de artistas do filme Ó Pai Ó que resolveu fazer uma aparição relâmpago na véspera da saída do trio. Os compositores Jauperi e Davi Moraes, o ator-protagonista Lázaro Ramos, e a diretora Monique Gardenberg, além de convidados como o cantor sertanejo Zezé di Camargo, marcaram presença no local.

A idéia era fazer uma espécie de aquecimento para a saída do trio, marcada para a tarde de hoje, a partir das 17h. Estavam programadas uma coletiva com a imprensa e uma canja de Caetano na passagem do trio de Daniela Mercury, mas os atrasos do bloco da rainha (que demorou 5 horas para sair em razão de problemas técnicos) e da própria chegada dos artistas ao local impossibilitaram o cumprimento do cronograma.

A Tarde Online Carnaval

http://carnaval.atarde.com.br/carnaval2007/hp/noticias.aspx?id=1055756

Artistas do filme Ó Pai, Ó invadem o camarote da Contigo

Em ritmo de promoção da trilha do filme Ó Paí Ó, em pleno carnaval baiano, o time de artistas do longa fez uma visita relâmpago ao camarote da Contigo, neste sábado, em um aquecimento para a saída do trio independente marcada para este domingo na avenida, a partir das 17 horas. Os compositores Caetano Veloso, Jauperi, Davi Moraes, o ator Lázaro Ramos, e a diretora Monique Gardenberg falaram sobre o longa, que estréia nos cinemas no final de março.

Matéria completa em: www.atarde.com.br

No comments: