Sunday, August 27, 2006

Quilombolas passam por avaliação nutricional






Sete comunidades da Bahia foram incluídas na avaliação nutricional de crianças quilombolas realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coletará dados de cerca de quatro mil crianças com idade até 5 anos em todo o país. Os meninos e meninas, que vivem em áreas remanescentes de quilombos, têm sua altura e peso verificados. As mães, por sua vez, respondem a um questionário sobre alimentação, acesso aos programas sociais e assistência à saúde dos filhos. O objetivo é verificar os motivos da desnutrição e a eficácia dos programas sociais de todas as esferas do governo. O resultado será divulgado até o final do ano.
Esta é a primeira vez que o Brasil realiza uma pesquisa de avaliação nutricional da população dos quilombos. O levantamento, feito por amostragem, inclui 60 comunidades de 22 estados, e é uma iniciativa do MDS, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O levantamento, intitulado Chamada Nutricional, inclui, na Bahia, as comunidades quilombolas Galeão (Cairu), Barreiro dos Negros (Itaguaçu da Bahia), Jenipapo (Malhada), Barra dos Negros (Morro do Chapéu), Monte Vidinha (Santa Maria da Vitória), além de Mangal Barro Velho (Sítio do mato) e Nova Esperança (Wenceslau Guimarães). A ação teve início no último dia 23 e será concluída amanhã, durante o período da campanha de vacinação.
Em Barreiro dos Negros (Itaguaçu da Bahia), distante 531 quilômetros de Salvador, a avaliação nutricional foi melhor do que se esperava, segundo a nutricionista e multiplicadora do projeto, Danile Barreto. Apesar de ainda não ter o resultado do estudo, que, no local, teve início no último dia 24 e terminou ontem, pôde-se verificar que o peso da maior parte das crianças correspondia à sua altura e idade. Na comunidade, 150 meninos e meninas foram avaliados e aqueles que não puderam comparecer foram abordados em suas próprias casas. A divulgação para a “Chamada” foi feita por um carro de som que também anunciava a vacinação contra a poliomielite.


Aqui Salvador, Correio da Bahia, 27.08.2006 - www.correiodabahia.com.br

No comments: