Saturday, August 26, 2006

Recuperada Igreja do Rosário dos Pretos


Recuperada Igreja do Rosário dos Pretos 25/08/2006 - 16h47m

Entre as obras recuperadas com recursos do programa Monumenta na Bahia está a Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração do Monte Formoso, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, um símbolo da afro-religiosidade no Brasil.

A igreja, fundada em 1846, estava em desuso e já não existia sequer vestígios do altar e dos elementos decorativos. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram necessárias ações na estrutura do prédio, que estava ameaçado, e, na área interna, a restauração da nave da sacristia, o coro, a capela-mor, o ossuário e a assembléia dos cardeais.

Segundo o historiador Luiz Cláudio Nascimento, morador de Cachoeira (BA), a igreja foi fundada por africanos libertos que moravam na região e foram responsáveis pela criação de um dos primeiros terreiros de candomblé do Recôncavo Baiano e da Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras adeptas do candomblé.

'A igreja representa hoje um dos marcos da afro-religiosidade, porque aqui são sepultados a maior parte dos pais e mães-de-santo do Recôncavo baiano', avalia Nascimento.

Fonte: Agência Brasil

IBahia.com

Foto: A saída do corpo de Nossa Senhora morta,
agosto 2000 - Tatsuhiro Yazawa

==================

Irmandade da Boa Morte

A história da confraria religiosa da Boa Morte se confunde com a maciça importação de negros da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, onde o gênio aventureiro ibérico edificou belas cidades como a de Cachoeira, segunda em importância econômica na Bahia durante três séculos. O fato de ser constituída apenas por mulheres negras, numa sociedade patriarcal e marcada por forte contraste racial e étnico, emprestou a esta manifestação afro-católica, como querem alguns, notável fama, seja pelo que expressa do catolicismo barroco brasileiro, de indeclinável presença processional na rua, seja por certa tendência para a incorporação aos festejos propriamente religiosos de rituais profanos pontuados de muito samba e rega-bofe. Há que acrescentar ao gênero e raça dos seus membros a condição de ex-escravos ou descendentes deles, importante característica social sem a qual seria difícil entender tanto aspectos ligados aos compromissos religiosos da confraria, onde ressalta a enorme habilidade dos antigos escravos para cultuar a religião dos dominantes sem abrir mão de suas crenças ancestrais, como também aqueles aspectos ligados à defesa, representação social (porque não?) política dos interesses dos adeptos.

Origem Remota e uma Luta Antiga

No Brasil Colonial e depois, já no país independente mas ainda escravocrata, proliferaram irmandades. Para cada categoria ocupacional, raça, nação - sim, porque os escravos africanos e seus descendentes procediam de diferentes locais com diferentes culturas - havia uma. Dos ricos, dos pobres, dos músicos, dos pretos, dos brancos, etc. Quase nenhuma de mulheres, e elas, nas irmandades dos homens, entraram sempre como dependentes para assegurarem benefícios corporativos advindos com a morte do esposo. Para que uma irmandade funcionasse, diz o historiador João José Reis, precisava encontrar uma igreja que a acolhesse e ter aprovados os seus estatutos por uma autoridade eclesiástica.

Muitas conseguiram construir a sua própria Igreja como a do Rosário da Barroquinha, com a qual a Boa Morte manteve estreito contato. O que ficou conhecido como devoção do povo de candomblé. O historiador cachoeirano Luiz Cláudio Nascimento afirma que os atos litúrgicos originais da Irmandade de cor da Boa Morte eram realizados na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, templo tradicionalmente freqüentado pelas elites locais. Posteriormente as irmãs transferiram-se para a Igreja de Santa Bárbara, da Santa Casa da Misericórdia, onde existem imagens de Nossa Senhora da Glória e da Boa Morte. Desta, mudaram-se para a bela Igreja do Amparo desgraçadamente demolida em 1946 e onde hoje encontram-se moradias de classe média de gosto duvidoso. Daí saíram para a Igreja Matriz, sede da freguesia, indo depois para a Igreja da Ajuda.

O fato é que não se sabe ao certo precisar a data exata de sua origem. Odorico Tavares arrisca uma opinião: a devoção teria começado mesmo em 1820, na Igreja da Barroquinha, tendo sido os gêges, deslocando-se até Cachoeira (Bahia), os responsáveis pela sua organização. Outros ressaltam a mesma época, divergindo quanto à nação das pioneiras, que seriam alforriadas Ketu. Parece que o “corpus” da irmandade continha variada procedência étnica já que fala-se em mais de uma centena de adeptas nos seus primeiros anos de vida.

Historicamente essa data parece fazer sentido. Desde o início do século passado o Recôncavo viveu uma atmosfera de progresso e novas técnicas agrícolas e industriais ali são introduzidas. Em que se pese as dificuldades momentâneas da economia açucareira, o fumo ganhou novo alento quando começa a interessar, após a independência política do país, ao capital alemão. A inauguração do serviço de navegação a motor favorece esses bafejos de renovação econômica, estimulando a integração do Recôncavo com a Capital da Província e o aumento dos seus negócios, o que favorece a construção de sólidos laços entre os negros escravos de muitas cidades, sobretudo de Salvador e Cachoeira (Bahia). Jeferson Bacelar chama a atenção para o fato de que a década de 1820, sobretudo os seus três primeiros anos, é marcada por acentuado processo de agitação e acirramento dos ânimos da população baiana, boa parte da qual, sem distinção social, encontra-se envolvida na luta pela Independência, aqui caracterizada por forte espírito anti-lusitano e refregas armadas. O clima de distensão entre senhores e escravos, suscitado por essa “unidade” momentânea, contribuiu para permanentes deslocamentos dos negros pelas cidades do Recôncavo, onde os senhores manifestaram incomum atenção na resolução do conflito e, para defenderem seus interesses, armaram os escravos e os utilizaram contra os portugueses. Dessa excepcional conjuntura resultaram inúmeras iniciativas religiosas e civis dos escravos, entre as quais, quem sabe, a própria Irmandade da Boa Morte.

O pesquisador Antônio Morais Ribeiro associa seu surgimento às senzalas, apostando na conjuntura abolicionista pós-Revolta dos negros islamizados na Bahia que se deu em 1835 e foi barbaramente esmagada. Quem sabe daí o toque claramente muçulmano na morfologia tradicional dos trajes de grande força e rara beleza, realçados pelo uso do turbante, como assinala Raul Lody. Antônio Morares acredita que uma das presumíveis líderes da Revolta Islâmica, Luiza Mahim, em pessoa, esteve envolvida na constituição da Irmandade, após a sua fuga de Salvador para o Recôncavo.

Conjecturas à parte, estas confrarias - religiosas ou não - como foi o caso da estudada pelo antropólogo Júlio Braga - a Sociedade Protetora dos Desvalidos - faziam mais do que cultuar santos católicos e orixás patronos dos seus afiliados. Ao tempo que aparentemente atendiam exigências eclesiásticas e legais, constituíam-se em verdadeiras associações de classe, reservadas, e por trás de suas aparências de fachadas davam curso aos interesses secretos dos seus membros. Respeitadas instituições de solidariedade eram a um só tempo expressão viva da permuta interétnica e ambíguo instrumento de controle social cujos participantes “administravam” criativamente. A confraria sempre obrigou aos seus membros a colaborarem. Jóias de entrada, anuidades, esmolas coletadas e outras formas de renda sempre foram usadas para os mais diversos fins: compra de alforria, realização de festejos, obrigações religiosas, pagamento de missas, caridade, vestuário. No caso da Boa Morte, integrada por mulheres bastante simples e quase todas idosas - entre 50 e 70 anos - os recursos arrecadados em vida buscaram sempre, a concessão de um funeral decente, cujo preparo, face a dupla militância religiosa de suas adeptas, exige rigor e entendimento, além de um certo pecúlio fúnebre.

As Obrigações Corporativas e a Manifestação de Agosto

A historiografia dessas notáveis mulheres cachoeiranas continua a desafiar a inteligência de jovens pesquisadores. Seus rituais secretos ligados ao culto dos orixás também estão a requerer leitura etnográfica que respeite, naturalmente, os limites à manutenção dos segredos, tão importantes na manutenção dessa vertente religiosa. O que tem ressaltado é o aspecto externo do culto referido quase todo ao simbolismo católico e a sua apropriação afro-brasileira. Durante o começo do mês de agosto, uma longa programação pública atrai a Cachoeira gente de todos os lugares, no que Moraes Ribeiro considera o mais representativo documento vivo da religiosidade brasileira, barroca, íbero-africana. Ceias, cortejos, missas, procissões, samba-de-roda colocam cerca de 30 remanescentes da Irmandade, que já possuiu mais de 200, no centro dos acontecimentos da provinciana cidade e, ultimamente, nos principais órgãos noticiosos da capital e tele-jornais. A festa propriamente dita tem um calendário que inclui a confissão dos membros na Igreja Matriz, um cortejo representando o falecimento de Nossa Senhora, uma sentinela, seguida de ceia branca, composta de pão, vinhos e frutos do mar obedecendo a costumes religiosos que interditam o acesso a dendê e carne no dia dedicado a Oxalá, criador do Universo, e procissão do enterro de Nossa Senhora da Boa Morte, onde as irmãs usam trajes de gala. A celebração da assunção de Nossa Senhora da Glória, seguida de procissão, em missa realizada na Matriz dá curso à contagiante alegria dos cachoeiranos que irrompe em plenitude, nas cores, comida e bastante música e dança que se prologam por diversos dias, a depender dos donativos arrecadados e das condições de pecúlio do ano.

Hierarquia e Culto

Como todas as confrarias religiosas baianas, a Irmandade da Boa Morte possui uma estrutura hierárquica interna para gerir a devoção diária e doméstica de seus membros. A direção é composta por quatro irmãs responsáveis pela organização da festa pública de agosto e substituídas anualmente. No topo da administração da vida da Irmandade da Boa Morte está a Juíza Perpétua, posição de maior destaque e atingida por status adquirido, ocupada pela mais idosa adepta. A seguir, situam-se os cargos de Procuradora-Geral, Provedora, Tesoureira e Escrivã, estando a Procuradora à frente das atividades executivas religiosas e profanas. Para serem aceitas as noviças, além de estarem vinculadas a alguma casa de candomblé - geralmente Gêge, Ketu ou Nagô-Batá, na região - e professarem o sincretismo religioso, deverão se submeter a uma iniciação que impõe um estágio preparatório de três anos, conhecido pelo nome de “irmã da bolsa”, aonde é testada a sua vocação.

Uma vez aceita, poderá compor algum cargo de diretoria e a cada três anos ascender na hierarquia da Irmandade. Não é demais lembrar que todas dividem irmanamente as atividades da cozinha, coleta de fundos, organização das ceias cerimoniais, das procissões do cortejo, além dos funerais das adeptas seguindo os preceitos religiosos e uma determinação estatutária tácita. As eleições são realizadas anualmente procedendo-se a apuração dos votos pelo curioso sistema de contagem de grãos de milho e feijão, indicando o primeiro atitude de rejeição e o segundo aceitação. Em que pese as diferenças hierárquicas e os preceitos relativos a cada posição, todas as irmãs estão niveladas como empregadas de Nossa Senhora. Além de irmãs de devoção, são algumas vezes, irmãs de santo e quase sempre “parentes” - os africanos e seus descendentes no Brasil alargaram o conceito de parentela estendendo o vínculo a todos aqueles que são filhos de uma mesma nação. É notável como a ancestralidade africana se reelabora no interior das instituições religiosas baianas e como as irmandades leigas acabam prestando renovado serviço a esse processo de intercurso cultural. É admirável que, a propósito de celebrarem a morte, essas mulheres negras cachoeiranas tenham sobrevivido com tanta majestade e garbo. O mais incrível é que o sistema de crenças tenha absorvido com tamanha funcionalidade e criatividade os valores da cultura dominante, realizando, em nome da vida, complexos processos de apropriação como o evidenciado na descida da própria Nossa Senhora à Irmandade, a cada ciclo de sete anos, para dirigir em pessoa os festejos, investida da figura de Procuradora-Geral, elebrando entre os vivos a relatividade da morte. Tais elementos podem ser constatados tanto na simbologia do vestuário, quanto nas comidas de preceito que evidenciam recorrentes ligações entre este (Aiyê) e o outro mundo (Orun), para utilizar aqui duas expressões já incorporadas à linguagem popular da Bahia. Assim como as confrarias, a devoção a Boa Morte foi muito comum na Bahia Colonial e Imperial. Sempre foi uma devoção popular. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Barroquinha ela ganhou expressão e consistência. Aliás, ali era um espaço de notável presença gêge-nagô e as características dos festejos descritos por cronistas como Silva Campos atestam sua semelhança com os praticados ainda hoje em Cachoeira. Deve-se dizer que ali teve origem uma das mais respeitáveis casas de candomblé da Bahia; fundada no século XVIII, a Casa Branca do Engenho Velho da Federação que vem sendo estudada com muito brilhantismo por Renato da Silveira. Devoção popular e mais que isso, racial, na medida em que agregou principalmente negros e mestiços. Suas origens remontam ao Oriente tendo sido adotada por Roma no século VII. Já dois séculos depois a festa da Assunção de Nossa Senhora está disseminada por todo o mundo católico. Trazida de Portugal para o Brasil - onde era conhecida como Nossa senhora de Agosto - ganhou interpretação peculiar, características próprias e por causa disso, a devoção sempre criou atritos com as autoridades da Igreja.

Sua difusão entre a comunidade baiana, entre outras coisas, deveu-se ao fato de que a mediunidade popular característica dos cultos africanos sempre relativizou o problema da morte, na medida em que os adeptos do candomblé acreditam em reencarnações sucessivas. Emprestou, portanto, ao culto originalmente católico elementos do seu sistema de crenças e componentes sócio-históricos da dura realidade escravista que fez do cativeiro sofrível martírio para os que vieram na diáspora. De sorte que a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte passou a ter também um significado social, permitindo a agregação dos escravos, facultando a manutenção de sua religiosidade num ambiente hostil e delimitando um instrumento corporativo de defesa e de valorização do indivíduo, tornando-se, por todas essas razões, um inigualável meio de celebração da vida. Gustavo Falcon (Professor da UFBA e pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais)

“PROJETO AIYÊ ORUN” IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

CACHOEIRA - BAHIA - BRASIL

INTRODUÇÃO

A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, realizada todos os anos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é uma das mais expressivas e fascinantes manifestações religiosas e culturais brasileiras - uma tradição cuja importância é ressaltada, entre outras coisas, pelo sincretismo que une elementos da religião afro-brasileira, especialmente do Candomblé, com os de uma antiga festividade cristã - a Assunção de Nossa Senhora - cujas origens remontam ao Oriente, passando por Roma no século VII, de onde se disseminou para todo o Ocidente.

Mantida por uma confraria singular - a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, formada exclusivamente por mulheres negras, com idade geralmente acima dos 50 anos, a festa atrai todos os anos, no mês de agosto, para a cidade de Cachoeira, um grande número de visitantes entre estudiosos e turistas de diversas partes do mundo.

Não se trata, entretanto, de um fenômeno meramente turístico, marcado por uma curiosidade folclórica, como se pode pensar à primeira vista. Na realidade, a Festa é a manifestação mais visível de um fenômeno cultural que ainda não foi devidamente estudado e compreendido, ou seja, a própria Irmandade da Boa Morte. De fato, a bibliografia sobre este grupo religioso, que sobrevive a duras penas é escassa.

Sobre a origem da Irmandade, por exemplo, existem apenas algumas especulações como a do historiador e escritor Odorico Tavares, ao sugerir que a devoção teria começado em no início do século XIX, na Igreja da Barroquinha. Segundo ele, teriam sido os jêjes responsáveis pela sua organização e que tinha como objetivo, além da devoção a Nossa Senhora da Boa Morte e da Glória levantar fundos para compra de cartas de alforria e dar proteção e encaminhamento aos negros fugidos.

Dessa forma, acredita-se que de um grupo original, mais amplo e organizado teriam saído algumas irmãs, que se deslocaram para Cachoeira por volta do início deste século, recriando naquela cidade a Irmandade da Boa Morte. Outros membros do grupo seriam responsáveis, por sua vez; pela criação de alguns dos principais Terreiros de Candomblés da Bahia o que sugere a evidência de um tronco comum entre a Irmandade e diversas Casas de Santos das nações Ketu e Jêje.

Enfim, seja como manifestação religiosa, política e/ou social, agregando e defendendo os escravos, "facultando a manutenção de sua religiosidade num ambiente hostil delimitando um instrumento corporativo de defesa e de valorização do indivíduo" (Op.cit.), o fato é que a Irmandade da Boa Morte resiste hoje como um dos nossos mais importantes patrimônios culturais, que precisa ser valorizado e preservado.

Foi com esse objetivo que o Projeto "AIYÊ ORUN", nasceu na mesa da sede velha da Irmandade em abril de l992.

I PARTE - PASSADO

1. Lutar pela construção da Sede definitiva da Irmandade em Cachoeira. Antigo sonho da Irmandade.

· Plenamente atingido (através de solicitação do escritor Jorge Amado em artigo publicado pelo jornais Folha de São Paulo e A Tarde 11/02/95). Através da reforma de três casarões em ruínas, realizado e inaugurado pelo Governo do Estado da Bahia em 12/08/95.

2. Promover intercâmbio da Irmandade com outras comunidades negras, com o objetivo de estreitar e fortalecer laços entre o povo de Santo da Bahia.

· Em 11/08/94 - A Irmandade foi recebida em festa nos Terreiros de Candomblés da Cidade do Salvador: Ylê Axe Opô Afonja, Casa Branca, Gantois e Oxumaré. Foi homenageada em missa pela Irmandade do Rosário dos Pretos na Igreja do mesmo nome no Pelourinho em seguida participou de uma exposição de fotografias em sua homenagem na Galeria do SEBRAE, também no Pelourinho.

· Em 22/06/95 visitou os blocos afros: Ylê Aiyê, Filhos de Gandhi, Olodum e o Terreiro de Candomblé Bate Folha. Abriu exposição de obras doadas para o Memorial da Irmandade por artistas plásticos, na Fundação Casa de Jorge Amado.

3. Criação de evento anual em Salvador com objetivo de promoção e arrecadação de recursos para as atividades e manutenção da sede da Irmandade.

· Em 09 de agosto/96 nasceu o ÄIYÊ ORUM O CANTO DA IRMANDADE., realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves com a participação de Luiz Melodia, Carlinhos Brown, AGBEOKUTA, Virgínia Rodrigues, Jussara Silveira , Carlinhos Cor das Águas e as Irmãs.

II PARTE - FUTURO

Criar: CENTRO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

1 - O Centro Cultural terá como funções essenciais: 1.1. Constituir-se em um espaço de preservação e divulgação da cultura afro-baiana; 1.2. Situar-se como um centro de educação, na área e extensão e do ensino profissionalizante; 1.3. Ser um equipamento cultural da Cidade de Cachoeira e do Recôncavo, aberto à divulgação das manifestações regionais;

Setores e Atividades

1. Memorial -Espaço básico de exposições de:

  • Roupas, objetos e fotos da Irmandade, peças de candomblés e arte popular de Cachoeira e Recôncavo;

2. Criação de uma biblioteca e videoteca.

  • Com objetivo de desenvolver junto a crianças e adolescentes o habito de ler;
  • Com acervo prioritariamente voltada para educação e cultura afro-brasileira;

3. Salas de aula para Cursos de Introdução a:

  • Yorubá
  • História de Cachoeira
  • Cerâmica ornamental, utilitária :
  • Brinquedos populares
  • Pintura popular
  • Artesanato religioso
  • Corte e costura ( rendas, bordados, pintura em tecido e pano da costa):

4. Criação do coral infanto-juvenil com aproximadamente 30 componentes, cujo repertório será composto música de louvação aos orixás, ladainhas e sambas-de-roda. 5. Promoção de encontros, seminários, conferências e debates cujos temas, sempre de interesse comum e indicado pela irmandade e/ou comunidade. 6. Home Page 7. Produção de um CD. de samba-de-roda do repertório das irmãs e cantado por elas. 8. Lançamento de uma revista semestral "AIYÊ ORUN". 9. Pesquisa sobre a Irmandade 10. Lançamento anual de um livro.

  • Sendo o primeiro o resultado da pesquisa sobre a Irmandade Nesse sentido, o convidamos para participar da materialização do sonho de fazer da Casa da Irmandade um organismo de preservação e difusão da cultura afro-brasileira.

Adenor Gondim Salvador/Cachoeira , 09 de maio de 1997

WIKIPÉDIA - A enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irmandade_da_Boa_Morte

No comments: