Sunday, August 20, 2006

Racismo á brasileira: Trote


Trote

É início de segundo semestre nas faculdades e, mais uma vez, época de trote. Vocês já devem ter visto a cena: moças e rapazes emplastrados de tinta mendigando trocado pela cidade para pagar cervejada para os veteranos.

Esta semana, na Visconde de Pirajá, observei um grupo de calouros em ação. Observei por muito tempo, pois o trânsito estava tão ruim que o ônibus andava no mesmo ritmo deles. Lá pelas tantas me pego com o seguinte pensamento: "só assim a gente vê branco mendigando no Rio de Janeiro". Fiquei assustado com minha própria conclusão, apesar de ela ser um tanto óbvia. E mais: reparei que as pessoas reagiam com muito mais bom humor e eram muito mais generosas com as "doações" para a cervejada dos calouros e veteranos que costumam ser com mendigos e menores de rua. Não as culpo. Os calouros, com caras e corpos pintados, não parecem oferecer qualquer ameaça. Enquanto um menor de rua, bem, a gente nunca sabe.

No fim das contas, porém, a visão em Ipanema era: jovens mendigos negros eram ignorados pelos transeuntes enquanto jovens universitários brancos arrecadavam moedas e sorrisos para bancar uma chopada.

No meio da discussão sobre as cotas nas universidades... Sei lá. Não tenho opinião formada sobre as cotas. Há um argumento contra que me parece muito forte: os resultados tendem a ser inócuos ou até mesmo traiçoeiros sem uma melhoria pesada no ensino fundamental e no médio. Mas quando os do contra começam a dizer que não há racismo no Brasil, ou que as cotas podem criar um ódio racial que eles crêem não existir... Então, tá.



J.X. Blog - http://oglobo.globo.com/blogs/ximenes/

No comments: