Tuesday, October 10, 2006

AfroReggae e a crença no inacreditável


AfroReggae e a crença no inacreditável
Resenha de DVD
Título: Nenhum Motivo Explica a Guerra
Artista: AfroReggae
Gravadora: Gege / Warner Music
Cotação: * * * *

"Meu sonho era comer no MacDonalds", confessa o diretor do grupo AfroReggae, José Junior, em depoimento para as lentes de Cacá Diegues e Rafael Dragaud, diretores do documentário que reconstitui a trajetória do grupo surgido em meio ao rastro de violência deixado pela chacina na favela de Vigário Geral, em 1993. O filme está entrelaçado no primeiro DVD do AfroReggae com trechos de show gravado no Circo Voador com intervenções de nomes Caetano Veloso (em Haiti), Cidade Negra (em Johnny B. Good) e O Rappa (em Ilê Aiyê - Que Bloco É Esse?). Músicas como Tô Bolado oferecem visão da violência sob a ótica de quem a sofre cotidianamente na pele.

Nenhum Motivo Explica a Guerra - título também do segundo CD do grupo - ratifica a força social do AfroReggae, grupo cuja atividade transcende o universo da música. O sonho de comer na lanchonete de fast food relatado por seu diretor exemplifica a dura realidade cotidiana vivenciada pelos músicos e ativistas antes do ingresso no AfroReggae. Para eles, fazer parte do grupo ajudou a ruir o apartheid social e possibilitou o ingresso em sociedade de consumo cujo tênis é o símbolo do status usado pelo tráfico para seduzir jovens para o crime e, na contramão, pelos integrantes do AfroReggae para tirar esses mesmos jovens do lado errado da vida. Oficinas de percussão, dança e teatro ajudam a reintegrar na sociedade os mais sensíveis aos apelos do grupo.

A vitória ainda é parcial. "Meus melhores amigos morreram", contabiliza, com os olhos marejados, José Junior. "Não tem um dia que não morre ninguém (na favela)", ressalta o vocalista Dinho. Os depoimentos, sinceros e diretos, encorpam o documentário e dão a dimensão grandiosa do trabalho social realizado pelo AfroReggae em cenário violento, freqüentado corajosamente pelo poeta Waly Salomão, elo inicial entre o grupo e seu padrinho Caetano Veloso. Imagens de arquivo mostram a militância de Waly, Caetano e Regina Casé (outra entusiasta de primeira hora) em Vigário Geral.

"Acredite no inacreditável", diz verso do rap inserido na suingada versão de Imagine, o hino pacifista de John Lennon, que fecha o documentário. O DVD Nenhum Motivo Explica a Guerra oferece ao espectador a possibilidade de ver apenas o registro integral do show feito no Circo Voador, mas é o filme o passaporte para a compreensão exata da simbologia de um grupo que vem fazendo história na música e na vida ao reafirmar sua crença no inacreditável.

NO ESTÚDIO - MAURO FERREIRA
O Dia Online, 10.10.2006

http://odia.terra.com.br/blogs/mauroferreira/index.asp

No comments: