Sunday, October 15, 2006

Mobilização cultural

Afroreggae inicia em Salvador uma série de shows e oficinas de percussão, teatro, grafite e artes circenses



Mariana Rios

Mais do que uma turnê, uma mobilização a favor da paz. A banda carioca Afroreggae aporta em Salvador para iniciar uma série de shows e oficinas de percussão, teatro, basquete de rua, grafite e artes circenses. O projeto do grupo, chamado de Nenhum motivo explica a guerra, começa hoje e vai até quarta-feira. Salvador é a quinta capital das dez previstas para divulgar a cultura afro-brasileira como instrumento de transformação social.

Hoje, a partir das 10h, alunos do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), no Barbalho, iniciam as oficinas gratuitas, que prosseguem por dois dias. Ao meio-dia, vão poder conferir um pocket show da banda no próprio estabelecimento de ensino. À tarde, é a vez de cerca de cem jovens entre 14 e 24 anos que integram projetos socioculturais e esportivos na capital começarem a participar das oficinas na Escola Olodum, Pelourinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (71) 3322-8069.

O documentário Nenhum motivo explica a guerra, dirigido por Cacá Diegues e Rafael Dragaud, será exibido à noite gratuitamente na Casa do Olodum. A película registra um show da banda gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, que contou com as participações especiais de Caetano Veloso, Cidade Negra e dos rappers ingleses Ty e Estelle.

A programação, amanhã, traz o ponto alto da turnê, com o show do grupo Afroreggae, às 20h, no Largo Pedro Arcanjo. A banda Olodum divide o palco na apresentação. No repertório, canções do álbum de mesmo nome da turnê, já apresentadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e também em Londres, Manchester e Oxford, na Inglaterra. O grupo cultural Afroreggae é uma organização não-governamental, criada em 1993 com o objetivo de promover a inclusão e a justiça social, através da arte, da cultura afro-brasileira e da educação. A missão: oferecer formação cultural e artística para jovens moradores de favelas.

O grupo está estabelecido em quatro comunidades cariocas: Parada do Lucas, Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, Vigário Geral e Complexo Alemão. Outros projetos de inclusão através da educação estão sendo desenvolvidos no Morro do Estado, Honório Gurgel, Paciência e Parque Arará. A banda Afroreggae é formada por Ando, LG e Dinho (voz); Altair Martins, Dada, Wallace e Juninho (percussão); Jairo Cliff (baixo); Joel Dias (guitarra); Magic Julio (DJ); Cosme (bateria); Maílson (teclado); Mariana Rangel e Julia Tolipan (backing vocal).

“Nenhum motivo explica a guerra não é uma turnê convencional. Queremos que o Brasil conheça o conceito Afroreggae. Além de shows, iremos oferecer oficinas culturais para jovens de dez capitais por onde passaremos, e exibir documentários como Polícia mineira”, explicou o coordenador-executivo do Afroreggae, José Junior.

No último dia da turnê, além do encerramento das oficinas no Iceia e na Escola Olodum, acontece a exibição do documentário Polícia mineira, na Casa do Olodum, às 19h. De Estevão Ciavatta e Marcelo Guru, a produção retratou a primeira fase, quando da formação do projeto. A entrada é gratuita e a capacidade no espaço é para cem lugares.

***

PROGRAMAÇÃO

HOJE
10h às 12h – Oficinas de percussão, teatro, grafite, artes circenses e basquete de rua no Iceia
12h - Pocket show da banda Afroreggae no Iceia
15h às 17h - Oficinas de percussão, teatro, grafite, artes circenses e basquete de rua na Escola do Olodum
19h – Exibição de Nenhum motivo explica a guerra, na Casa do Olodum

AMANHÃ
10h às 12h – Oficinas no Iceia
15h às 17h - Oficinas na Escola do Olodum
20h – Shows do Olodum e do Afroreggae, no Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho)

QUARTA-FEIRA
10h às 12h – Oficinas no Iceia
15h às 17h - Oficinas na Escola do Olodum
19h – Exibição Polícia mineira, na Casa do Olodum

Aqui Salvador, Correio da Bahia, 16.10.2006 - www.correiodabahia.com.br

No comments: