Monday, October 09, 2006

Inglês é detido por prática de racismo

Bahia


Está à disposição da Justiça Criminal, no presídio de Valença, o inglês Paul Anthony, 36 anos, acusado por prática de racismo na localidade de Morro de São Paulo. Ele foi preso em flagrante, no domingo, por um policial militar depois de ter xingado Maria Neuza de Santana, 77, e os seus filhos, de “pretos, pobres, fedidos e favelados”.

As vítimas tomavam banho de mar, sábado, nas imediações da “ponte do Iate Clube”, que Anthony alega ser de sua propriedade. Ele, que mora no Brasil há seis anos, queria cobrar R$1 de cada pessoa para que passassem pela ponte. Diante da recusa, Maria Neuza iniciou discussão com a esposa do inglês, a brasileira de prenome Simone. Em seguida, Paul tentou impedir que a família saísse da água através da ponte e passou a xingá-la. Revoltada, Maria prestou queixa no módulo policial de Morro de São Paulo.

No domingo, o policial Jota Almeida esteve na ponte e presenciou nova prática de racismo por parte de Paul, que foi preso em flagrante, de acordo com o artigo 20, da lei 7.716, e encaminhado à delegacia de Valença. Na oportunidade, ele tentou cobrar R$1 de crianças que se banhavam no local e também as ofendeu.

Paul Anthony foi autuado em flagrante pelo delegado Eduardo Barcelos, coordenador regional da 5ª Coorpin de Valença, que estava no plantão central daquela coordenadoria, no fim de semana.


Aqui Salvador, Correio da Bahia, 10.10.2006 - www.correiodabahia.com.br

No comments: