Saturday, October 21, 2006

Indígenas ocupam antigo Museu do Índio, no Maracanã


Rio de Janeiro, 20 de outubro

Indígenas ocupam antigo Museu do Índio, no Maracanã


Indígenas de diversas etnias ocuparam nesta sexta-feira à noite, dia 20 de outubro, o prédio do antigo Museu do Índio, localizado ao lado do Estádio Maracanã e próximo ao CEFET-RJ. Os líderes reivindicam a revitalização do espaço e a sua transformação em um ponto de difusão da cultura indígena, sob a óptica indígena. Cerca de 30 indígenas de etnias como Pataxó, Guajajára, Guarani e Krahô estão neste momento no local. Eles participavam de um encontro na UERJ ocorrido pouco antes da ocupação.

Segundo as lideranças presentes no local, representando diversas etnias do Sudeste brasileiro, a FUNAI não representa a cultura indígena da forma adequada. A reivindicação é a de que, após a revitalização do antigo casarão abandonado, os indígenas possam apresentar um projeto cultural independente e trabalhar a cultura indígena junto à população local e às escolas.

Durante a ocupação, os indígenas já realizaram seu primeiro encontro, no qual tiraram as primeiras propostas para as autoridades. Por ser uma área pertencente ao Ministério da Agricultura, as lideranças indígenas buscaram ajuda junto aos deputados federais Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP). O recém eleito deputado estadual Marcelo Freixo também foi informado sobre o ocorrido e se prontificou a ajudar. Representantes da FUNAI na região já teriam se comprometido a conversar com as lideranças indígenas nesta segunda-feira, 23 de outubro, segundo fontes que estão no local.

O prédio foi inaugurado em 1953, ano em que foi criado por Darcy Ribeiro o Museu do Índio, e abandonado em 1978. Neste ano, mudou-se para a rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, onde permanece até hoje. Em maio de 2006, o vice-governador Paulo Conde anunciou que pretende botar abaixo o prédio e ali construir um estacionamento que sirva aos torcedores.

Informações atualizadas sobre as atividades no local pelos telefones (21) 7829-6494 ou 9921-3430 (falar com Geza).

Release: 20/10/2006 ˆ 22h49
Texto: Gustavo Barreto, da Rede Nacional de Jornalistas Populares ˆ Renajorp (www.renajorp.net). Telefone: +55(21) 8141-3313 / E-mail: gb@ufrj.br

No comments: