Saturday, October 21, 2006

"Caetano e Chico são irresponsáveis", diz Tom Zé


20/10/2006 16:40:00 - O Dia Online

"Caetano e Chico são irresponsáveis", diz Tom Zé

Rio- Com seus 70 anos comemorados recentemente (no dia 11), Tom Zé estréia nesta sexta-feira, em São Paulo, seu novo espetáculo, baseado no disco 'DANÇ-ÊH-SÁ', Dança dos Herdeiros do Sacrifício. O show, como o CD, propõe o "enterro da canção" (nenhuma música tem letra) e o despertar da juventude brasileira. E como música apenas é bobagem para ele, o compositor não pouca ninguém. "Caetano e Chico são irresponsáveis", brada.

O compositor se refere especificamente aos novos álbuns dos ícones da MPB. "Eles são gênios. Se nossa juventude é hedonista e desinteressada pela solidariedade, esses gênios têm de se mobilizar", segue. A avaliação sobre os jovens não é de Tom Zé, mas de uma pesquisa feita pela MTV em 2005. Ela foi uma das inspirações de 'DANÇ-ÊH-SÁ'. "Ele (o disco) é uma chamada à responsabilidade de todos os nossos gênios", discursa o artista.

Mesmo sem utilizar palavras, o disco vai fundo também na política. "Tudo o que tenho de dizer está aí. Permaneço silencioso diante do que tem ocorrido na política brasileira. Na mão do político, o dicionário foi sepultado e as palavras não querem dizer mais nada", fala.

A sonoridade de 'DANÇ-ÊH-SÁ' mistura sons folclóricos e africanos com pegadas eletrônicas (ainda que quase todos os instrumentos utilizados sejam acústicos). As músicas levam, além de seus títulos, referências a batalhas envolvendo povos negros e indígenas. "Vou tentar mostrar que ainda somos um país negro nesse mundo de globanalização e capitalismo selvagem", diz Tom Zé.

Com informações do Terra
http://odia.terra.com.br/cultura/htm/geral_63106.asp
============

O CD "Danç-Êh-Sá - Dança dos Herdeiros do Sacrifício",

Tom Zé, com "Danç-Êh-Sá - Dança dos Herdeiros do Sacrifício", inaugura novo estilo pessoal, diverso, diferente, dançante. Lança um CD elaborado a partir de uma pesquisa de marketing da MTV; esta revelou, na juventude, uma inesperada tendência para o hedonismo, o consumismo e a irresponsabilidade social - "Para chegar a esses jovens, mudei tudo que já produzi e segui a sugestão de Chico Buarque de que a canção acabou." São 7 Caymianas para o fim da canção. "Sejam 7, sejam 70, é muito pouco, mas logo os antropólogos, jornalistas e cineastas se mobilizarão, concorrendo para que a juventude se engaje no projeto otimista que é ser o negro que somos, herdeiros do sacrifício de várias nações africanas, cujo sangue depurou a arte e a religião de 3 Américas - vejam-se o samba, a Tropicália ou o rock, o Hip-hop e o reggae." - Tom Zé


FAIXAS


1. Uai-uai - Revolta Queto-Xambá 1832
Ludositores: Tom Zé / Paulo Lepetit
BR- TRB-06-00033
som 2. Atchim - Revolta Paiaiá 1673
Ludositores: Tom Zé / Paulo Lepetit
BR- TRB-06-00034

3. Triú-triii... - Revolta Malê 1835
Ludositores: Tom Zé / Paulo Lepetit
BR- TRB-06-00035
som 4. Cara-cuá - Revolta Nagô-Oió 1830
Ludositores: Tom Zé / Paulo Lepetit
BR- TRB-06-00036

5. Acum-mahá - Revolta Jege-Mina-Fon 1834
Ludositor: Tom Zé
BR- TRB-06-00037

6. Taka-tá - Revolta Banta 1910
Ludositor: Tom Zé
BR- TRB-06-00038

7. Abrindo as urnas - Encourados de Pedrão 1823
Ludositores: Tom Zé / Paulo Lepetit
BR- TRB-06-00039
Tomzé, Site Oficial: veja link:
http://www.tomze.com.br/pdancehsa.htm

No comments: