Tuesday, November 21, 2006

Cabral manterá sistema de cotas na Uerj e Uenf

21/11/2006 00:27:00

O Dia Online

Na homenagem a Zumbi, governador eleito diz que acesso a negros continuará facilitado

Rio - O governador eleito, Sérgio Cabral Filho, participou ontem da homenagem a Zumbi, no Dia da Consciência Negra, que ocorreu em frente ao monumento da Avenida Presidente Vargas, altura da Praça 11, no Centro. Ele garantiu que manterá a política de cotas raciais e públicas em universidades públicas administradas pelo governo estadual, como a Uerj e a Uenf.

“A Secretaria de Ação Social vai adotar políticas afirmativas na área de educação e cultura. A política de cotas continuará”, afirmou o governador eleito, em meio a chuva de pétalas de rosa, despejadas de helicóptero para festejar a data.

Na Uerj e Uenf, 20% das vagas são destinadas alunos oriundos da rede pública, 20% para negros e 5% para nascidos ou pertencentes a povos indígenas.

Este ano, segundo levantamento de fevereiro, haviam ao todo 7.880 cotistas nas duas universidades, o menor número desde 2003, desde que o sistema começou a ser adotado no Rio.

Cabral foi duro com os que ainda hoje têm qualquer preconceito e brincou ao discursar para os presentes: “Há uma verdade no mundo: todo racista é um grande f.d.p”, afirmou, citando frase de um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, Astrogildo Pereira.

Com a mulher, Adriana Ancelmo, e dois dos cinco filhos, aproveitou para cantar, tocar tambor e dançar timidamente, após enfatizar a importância da data: “É muita emoção estar aqui. Muito axé e viva Zumbi”, afirmou.

Maior ícone da história dos negros no Brasil, Zumbi dos Palmares foi homenageado ontem, dia de sua morte, diante do monumento em sua homenagem na Praça 11, que está completando 20 anos de existência.

A celebração na Presidente Vargas contou com a participação do secretário estadual de Cultura, Noca da Portela; estudantes da rede pública de vários municípios, comunidades de países africanos, escolas de samba e da banda da Polícia Militar.

Pela manhã, houve desfile cívico e, à tarde, grupos de capoeira e shows musicais. Noca da Portela recebeu a condecoração de comendador da Ordem Rio Branco, homenagem do Ministério das Relações Exteriores. “Que a nossa raça continue unida”, defendeu.

NÚMERO DE INSCRITOS NAS UNIVERSIDADES CAI 60%

O número de inscritos nas faculdades públicas estaduais para se beneficiar do sistema de cotas é quase 60% menor do que há quatro anos, quando o programa foi implantado.

Conforme O DIA mostrou em agosto, em 2003, houve 8.533 inscritos. Este ano, foram 3.620. Também vem caindo o total de matrículas. No primeiro ano do programa, foram preenchidas 3.081 vagas na Uerj e Uenf. Em 2005, só 1.753 lugares foram ocupados.

Três razões explicariam em parte o porquê da desistência sem se tentar ao menos o vestibular: a dificuldade em preencher os requisitos para concorrer; a prova final exige acerto de 20% das questões e a falta de programas de permanência — a bolsa de R$ 190 é dada só no primeiro ano.

http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_68365.asp

No comments: