Saturday, November 18, 2006

Preta Gil é a nova rainha de bateria da Mangueira

Preta Gil é a nova rainha de bateria da Mangueira

Raphael Azevedo

Foto Divulgação


Rio - O fato está consumado na Verde e Rosa. Em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, o presidente da bateria da Mangueira, Ivo Meirelles, anunciou que a atriz e cantora Preta Gil, de 32 anos, é a nova rainha de bateria da agremiação. Com essa decisão, a escola quebra uma tradição de ter rainhas somente vindas da comunidade, eleitas através de um concurso.

Em enquete realizada pelo DIA ONLINE, mais de seis mil internautas votaram, e 56,35% pediram uma rainha da comunidade. 26, 01% queriam uma outra celebridade à frente da bateria de mestre Russo e 17,64% falaram que Preta Gil é a cara da agremiação.

Segundo Ivo, a escolha de Preta não foi uma coisa pensada. "Tudo começou com a vinheta da Globo. Ela gravou como personalidade, pois não tínhamos outra pessoa. Como já era minha amiga, acabei gostando da idéia", revelou. O sambista lembrou ainda que foi dele a idéia de criar um concurso para escolher a rainha de bateria da Verde e Rosa.

"Foi na década de 80, quando eu era presidente da bateria. Como ninguém de fora chegava para concorrer, as meninas da comunidade ganhavam sempre, mas nunca foi um concurso só para comunidade", contou Ivo. Para o músico, a chegada de Preta será uma de suas maiores marcas na presidência da ala. "Nunca uma pessoa pública teve coragem de vir à frente da bateria da Mangueira. Desta vez, temos uma celebridade, uma mulher que tem tudo a ver com música e carnaval", completou.

A filha do ministro Gilberto Gil participou da gravação da vinheta da TV Globo para o Carnaval 2007, substituindo Jacqueline Nascimento Silva, que é uma das novas princesas do Carnaval. "Não existia convite nenhum. Porém, a nossa atual rainha fez inscrição para o concurso de rainha Carnaval 2007 e não avisou nada para a gente. A partir daí, eu tive que correr atrás de alguém para gravar. Achei melhor chamar a Preta Gil, do que uma passista da escola. Ela tem brilho próprio e é tão louca quanto eu", disse Ivo.

"Corpo é bonito de se ver, mas é carcaça"

Durante a entrevista coletiva, ela não quis revelar suas medidas. "Não tenho corpo escultural, mas preciso me valorizar como alma e pessoa. Corpo é bonito de se ver, mas é carcaça. A terra come", revelou a cantora. "Minha função será defender a escola e trazer alegria. Será difícil não tremer nas bases, mas estou ciente da minha responsabilidade. Minha vida agora se divide em antes e depois de ser rainha de bateria da Mangueira. Estar na mesma escola de Nelson Sargento e Carlos Cachaça é um grande orgulho. Não tive como não aceitar o convite. Acho até que por ser carioca, ele me cabe muito bem", explicou Preta Gil, que desfilou apenas duas vezes na vida: na Vizinha Faladeira e na Grande Rio, ambas em 2005.

Para provar que tem ligação com samba, Preta disse que desde pequena acompanhou os desfiles da Sapucaí. "Minha maior referência é a Pinah (passista da Beija-Flor) que sempre foi uma legítima representante da raça negra. Eu ficava encantada com a alegria que ela emanava, muito mais do que Luma de Oliveira e outras", revelou a nova rainha. Das musas da nova geração, Preta destacou Juliana Paes. "Além de ser linda, ela tem um carisma que impressiona". Ao falar de carnavais passados, afirmou que sua ligação com o samba vem também dos pais, Gilberto Gil e Sandra Gadelha. "Meu pai foi homenageado no enredo de 94 e minha mãe foi passista da escola na década de 60, ainda na Rio Branco", contou Preta.

Ivo Meirelles também quebrou uma tradição na bateria e agora mulheres podem participar como ritmistas da agremiação. "Quero deixar uma marca no meu mandato. Estou implementado várias novidades. Criei um jornal para bateria, construí um camarote para os ritmistas e não vejo nenhum problema nessas mudanças", afirmou. Para desmentir boatos, Ivo ressaltou a diferença entre o cargo de rainha e madrinha. "Desde 1962, a madrinha da bateria é Neide Marcelino. Madrinha é um cargo eterno, desde o nascimento até a morte. Rainha é um cargo que pode sofrer mudanças a qualquer momento. Preta será a responsável por conduzir os ritmistas até as cabines dos jurados. Será uma rainha "tsumani", ressaltou.

No final da coletiva, Preta Gil arriscou alguns passos e mostrou bastante disposição em aprender o samba. O refrão estava na ponta da língua. Sobre o carnaval da Bahia, a cantora disse que terá que se desdobrar: "Tenho compromisso no Expresso 2222 (bloco de Gilberto Gil). Na quinta e na sexta, antes do desfile estarei em Salvador. No sábado, virei para o Rio me preparar e no domingo, será o grande dia do desfile", detalhou. Sua festa de coroação será no dia 9 de dezembro, no ensaio de quadra da Estação Primeira de Mangueira.

Fonte: http://odia.terra.com.br/especial/rio/Carnaval2006/htm/geral_67834.asp

No comments: