Tuesday, November 21, 2006

Palavrão contra o racismo

Em festa no Centro, Sérgio Cabral repete frase de intelectual, que ataca racistas

O governador eleito Sérgio Cabral disse ontem que manterá a política de cotas em universidades e criticou o preconceito racial.

Ele esteve no evento em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, junto ao monumento Zumbi dos Palmares, que completou 20 anos, na Avenida Presidente Vargas. Durante a solenidade, houve um constrangimento: ao discursar, Paulo Roberto Santos, do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, afirmou que Cabral já teria dito, certa vez, que “todo o racista é filho da puta”. Ao fim do evento, Cabral disse que apenas reproduzira a frase atribuída ao escritor Astrojildo Pereira: — Há uma verdade no mundo. Todo racista é um f.d.p. A frase é de Astrojildo Pereira, grande intelectual e fundador do Partido Comunista do Brasil em 1922.

A festa reuniu cerca de 250 pessoas, entre elas, integrantes de entidades religiosas e culturais. A homenagem a Zumbi dos Palmares — cujo monumento foi inaugurado em novembro de de 1986 — teve apresentação de músicas e desfile cívico na pista central da Presidente Vargas, que ficou fechada.

Anunciada pelo microfone, a chegada de Cabral foi aplaudida pelo público.

— Política de cotas já é uma realidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi aprovada quando eu era presidente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) e será mantida no meu governo — afirmou ele.

Durante a solenidade, que teve até chuva de pétalas de rosas lançadas de um helicóptero do Corpo de Bombeiros, Cabral disse que a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos terá papel fundamental para punir qualquer tipo de preconceito.

— Queremos uma sociedade plural, onde um PM jamais pare uma pessoa desconfiando dela por causa da cor e que um porteiro jamais impeça a entrada de alguém por causa da cor. Muito axé e viva Zumbi dos Palmares — disse Cabral, ao lado da mulher, Adriana, e dois filhos.

Cerca de cem manifestantes também estiveram no local protestando contra o prefeito Cesar Maia, que proibiu a realização de pré-vestibulares comunitários em escolas municipais. O protesto começou na Candelária terminou na prefeitura.

© CopyRight O Globo Online -21-11-2006
www.oglobo.com.br

No comments: