Sunday, November 26, 2006

Índios Mapuches brigam com Microsoft por causa de idioma

Os índios chilenos Mapuche tentam levar a gigante do software Microsoft à Justiça em uma batalha que levanta a questão sobre a "posse" da língua falada pela tribo.

A briga começou depois que a Microsoft decidiu, no mês passado, lançar um pacote do Windows em mapuzugún - língua Mapuche falada por 400 mil indígenas chilenos.

No lançamento do pacote, na cidade de Los Sauces, a Microsoft informou que pretende ajudar os Mapuches a entrar na era digital. "Vamos abrir uma janela para o resto do mundo poder acessar as riquezas culturais deste povo indígena", declarou a empresa.

Líderes tribais Mapuche têm acusado a companhia norte-americana de violar a riqueza cultural e herança coletiva de seu povo ao traduzir o software para o idioma mapudungun sem autorização.

Eles chegaram a enviar uma carta ao co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acusando a empresa de "pirataria intelectual".

"Sentimos que a Microsoft e o Ministério da Educação chileno passaram por cima de nós ao criar uma comissão sem nosso consentimento e sem nossa participação", disse Aucan Huilcaman, um dos líderes Mapuche por trás da ação judicial.

A Microsoft não comenta o caso, afirmando que não pode fazê-lo enquanto o processo não for legalmente resolvido. (Folha Online)

Fonte: Ambiente Brasil, Brasília, DF – 13 11 2006
Site: www.ambientebrasil.com.br

No comments: