Friday, November 10, 2006

Ensaio de blocos abre comemorações


Zumbi dos Palmares

O ensaio dos Tambores da Liberdade, reunindo percursionistas dos principais blocos afros de Salvador, abre hoje, às 15h, no Terreiro de Jesus, as comemorações na Bahia do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data que marca também os 311 anos da morte de Zumbi dos Palmares. As festividades são organizadas pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, que este ano escolheu como tema Reparação já: pelas cotas e o Estatuto da Igualdade Racial.

“Vamos usar a força da nossa música, da nossa cultura, para reafirmar a importância das cotas nas universidades para os afrodescendentes e iniciar uma ampla campanha pela aprovação no Congresso Nacional do estatuto, porque são ações concretas, capazes de reduzir o abismo da desigualdade que ainda hoje separam, em termos de oportunidades, negros e brancos brasileiros”, avalia o coordenador do Fórum de Entidades Negras, Walmir França.

O ensaio dos Tambores da Liberdade vai reunir os principais músicos do Malê Debalê, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê, Os Negões, Okambi e Cortejo Afro, que vão formar a banda que, no dia 20, vai acompanhar a Caminhada da Liberdade, do Curuzu ao Centro Histórico. Artistas, estudantes e lideranças do movimento negro vão participar da caminhada, que vai se iniciar às 15h, no Curuzu, seguindo pela Liberdade até o Terreiro de Jesus.

No dia 18 (sábado), na Praça Municipal, às 16h, as bandas dos principais blocos afros promovem o Festival da Consciência Negra. No domingo (dia 19) lideranças de entidades do Movimento Negro participam de um encontro na sede do Malê de Balê para a elaboração de um documento reivindicando ações voltadas para a reparação socioeconômica da comunidade afrodescendente. E na segunda-feira, 20 de novembro, acontece a Caminhada pela Liberdade.

Aqui Salvador, Correio da Bahia, 11 de novembro de 2006 -
www.correiodabahia.com
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

11/11/2006 09:32:00

Campo Grande terá evento para comemorar Zumbi dos Palmares


Rio - O Centro de Estudo e Divulgação da Cultura Negra (Cedicun) dará continuidade ao Projeto Manifestação Zumbi Vive promovendo atividades comemorarativas ao Dia da Consciência Negra, nos dias 19 e 20 de novembro.

As comemorações terão início no domingo, dia 19, com uma exposição de artesanato e pintura a partir das 13h e terá continuidade com apresentações de grupos de capoeiras, de pagode, samba de roda e shows musicais. A programação da segunda-feira, dia 20, terá início às 6h com alvorada festiva, exposições, palestra, apresentação de poesias, dança afro, desfile de moda e shows musiciais. As comemorações acontecerão na Estrada do Monteiro, 1.645, no Jardim Nova Guaratiba, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, local da antiga residência do cantor Adelino Moreira.

Idealizado e criado em 1995 como forma de aproximar artistas do público em geral, a partir de uma data para reflexão, o Cedicun atua em Campo Grande em defesa dos direitos dos negros e da população em geral. E, por ter como base de atuação a Zona Oeste do Rio, especificamente a área do Triângulo Carioca, formado pelos bairros de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e adjacências, o Cedicun tentará reunir grupos de artistas conhecidos na região.

Um dos destaques na comemoração será o show com os cantores Weber Werneck, Marcos Damasceno, Marta Paixão, Luiz Guima, Tony Realce, Serginho Campo Grande e Zaire, que acontece a partir das 20 horas de domingo.

O Dia Online. 11.11.2006
http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_67000.asp

No comments: