Thursday, November 30, 2006

HISTORIADOR DESMISTIFICA IDEIAS FALSAS

“Scenas da Escravidão” será lançado a 9 de Dezembro


Carvalho Cavalheiro comprova, através de farta documentação, a violência inerente à escravatura também em Sorocaba. A obra revela ainda a participação do teatro sorocabano na campanha abolicionista, a relação entre o tropeirismo e a escravidão, a presença de escravos na produção fabril, a luta de classes entre os senhores e seus escravos e as cenas de crueldade na escravidão. Traz também uma reflexão acerca da cultura afro-brasileira em Sorocaba e a perseguição institucional a essas práticas através da repressão policial, edição de posturas municipais, manifestação de leitores nos jornais antigos, etc

Sorocaba (Parceria Acontece em Sorocaba-Liberal), 19 Novembro - O livro “Scenas da Escravidão – Breve ensaio sobre a escravidão negra em Sorocaba” será lançado no próximo dia 9 de Dezembro, às 20 horas, no Espaço Cultural Saber Viver, do Centro de Estudos Filosóficos Iluminattis desta cidade brasileira. A obra, escrita por Carlos Carvalho Cavalheiro, é um estudo inédito sobre a escravidão negra em Sorocaba que revela aspectos interessantes do tema e acaba por desconstruir o mito de que, na cidade, a escravidão foi mitigada.

Carvalho Cavalheiro comprova, através de farta documentação, a violência inerente à escravatura também em Sorocaba. A obra revela ainda a participação do teatro sorocabano na campanha abolicionista, a relação entre o tropeirismo e a escravidão, a presença de escravos na produção fabril, a luta de classes entre os senhores e seus escravos e as cenas de crueldade na escravidão. Traz também uma reflexão acerca da cultura afro-brasileira em Sorocaba e a perseguição institucional a essas práticas através da repressão policial, edição de posturas municipais, manifestação de leitores nos jornais antigos, etc.

Trata-se de um ensaio sobre a escravidão negra em Sorocaba, desde o séc. XVII até a abolição (séc. XIX), mostrando a discriminação e o preconceito racial em Sorocaba, buscando suas raízes históricas. Discute a falsa ideia de que a escravidão em Sorocaba foi amena, bem como as formas de controlo ideológico sobre a mão-de-obra escrava. Além de discorrer sobre a escravidão em Sorocaba, o texto aborda também aspectos particulares da escravidão na região, em cidades como Itu, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra (Campo Largo), Salto de Pirapora e até Campinas.

O autor pleiteou recursos da LINC deste ano para a publicação da obra, mas teve negado o projecto sob a alegação de que se trata de livro destinado ao público académico. A partir da negativa da LINC, Cavalheiro buscou a publicação em formato mais económico e tiragem reduzida. Para tanto, despendeu de recursos próprios e de apoiadores culturais como o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Sorocaba, o PSOL (Directório Municipal), a Crearte Editora, a Implastec, a AFCC Consultoria e Pesquisa, a Academia de Capoeira Nacional, o Movimento Anarquista, o Provocare, a ONG Memória Viva, o Movimento Anarco-cristão, o Centro de Estudos Filosóficos Iluminattis, a Livraria Sebo Nacional e o Escritório de Advocacia Dr. Valdecy Alves.

'Esta é a única obra que trata especificamente da escravidão sorocabana em todo o período e não só na época da campanha abolicionista. O único inconveniente em relação á publicação de uma tiragem reduzida é que não se tem condições de distribuir uma cota para os arquivos, museus, universidades e bibliotecas. É uma pena!' – afirma Carlos Cavalheiro.

A tiragem dessa edição é de 300 exemplares, sendo que parte disso é destinada aos apoiadores. O restante será comercializado no dia do lançamento.

“Scenas da Escravidão” possui 185 páginas e ilustrações interessantes relacionadas à cultura e história da escravidão em Sorocaba. A revisão histórica foi realizada pelo historiador Prof. Ms. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho e a revisão gramatical pelo prof. Ivaldo José de Carvalho. O prefácio é de autoria de Armando Oliveira Lima, presidente do Instituto Darcy Ribeiro.

O autor, Carlos Carvalho Cavalheiro, é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz e pesquisador da História e Cultura de Sorocaba e do Médio Tietê. Escreveu e publicou os livros Folclore em Sorocaba (1999), A greve de 1917 e as eleições municipais de 1947 em Sorocaba (1998), Salvadora! (2001) e Descobrindo o Folclore (2002). Produziu ainda o CD 'Cantadores – O folclore de Sorocaba e região' com a participação de grupos folclóricos como a Folia de Reis de Sorocaba, a Folia do Divino de Araçoiaba da Serra, a Dança de São Gonçalo de Porto Feliz, o Terço Cantado de Itu e o Cururu de Sorocaba entre outros. Participou ainda da produção do CD e documentário 'Cantos da Terra'. Idealizou a Enciclopédia Sorocabana (www.sorocaba.com.br/enciclopedia) e a Reabertura do Inquérito sobre o Saci-Pererê (www.crearte.com.br/saci.htm). Neste ano proferiu palestra em agosto no SESC de Sorocaba sobre o Folclore de Sorocaba e do Médio Tietê.

Fonte:Liberal Cabo Verde
http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=
10701&idSeccao=518&Action=noticia

No comments: