Friday, November 03, 2006

Samba com timbau

Quilombos News Informa:
...............

Samba com timbau

Os cantores Beto Jamaica e Mano Moreno lançam novo projeto



Gabriela Cruz

Animação não falta aos ensaios da banda Xinelada, que já está movimentando os finais de semana na cidade. Comandado por Beto Jamaica (ex-É o Tchan) e Mano Moreno (ex-Bragaboys), o grupo traz como novidade a mistura do samba-de-roda do primeiro com a batida percussiva do segundo, batizada por eles de “samba timbaleiro”.

Quem quiser conferir o som da nova banda pode dar uma passada na Safari (Alto do Andu - Paralela), onde a Xinelada se apresenta todos os sábados, às 17h. A partir de 18 de novembro, a banda estréia um segundo horário de ensaios, mudando de casa. Depois do show na Safari, à tarde, eles seguem para o Clube de Regatas Itapagipe, na Cidade Baixa, onde sobem ao palco a partir da meia-noite.

No repertório rola de tudo, da axé music ao rock, passando pelo pop e MPB. “Colocamos músicas de O Rappa, Lulu Santos, Cássia Eller, Jorge Benjor e Clara Nunes”, enumera Beto Jamaica. “Temos também um repertório autoral com cinco composições nossas. Tem uma, Bote aê, que é nossa segunda música de trabalho e fala do cotidiano dos brasileiros. A primeira foi De lado é mais gostoso”, explica Mano Moreno.

Beto Jamaica conta que o conceito da banda foi uma sugestão do empresário Cal Adam e começou a tomar forma há três meses. “Quando ele falou sobre o projeto, começamos a pesquisar, buscar uma sonoridade própria. Fomos a Cachoeira, convidamos músicos e trouxemos instrumentos da Lira Siciliana, como a tuba e o bombardino, para dar nesse som que você ouviu”, conta o músico.

De acordo com o produtor Cícero Menezes, o nome irreverente também foi sugerido por Cal Adam e é inspirado em uma manifestação cultural da região de Cachoeira, no Recôncavo Baiano: uma roda de samba na qual todos ficam descalços, menos quem está ao centro, que coloca um par de chinelos para dançar.
Com tanta novidade, a banda optou por se apresentar em ensaios semanais e conquistar seu público. “Gosto do formato de ensaios porque me sinto em casa. Dá para fazer o repertório ao nosso modo e aperfeiçoar algumas coisas”, revela Beto. “O mais legal é que o público pode nos ver cantando músicas diferentes do que estavam acostumados”, complementa Mano.

O primeiro show da Xinelada em Salvador foi em 14 de outubro, mas a banda fez sua estréia na noite anterior, puxando um trio elétrico na cidade de Brumado, no interior baiano. Mesmo com poucas apresentações, já existem convites para shows até em outros estados, como Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco.
A banda Xinelada é composta por Beto Jamaica (vocal), Mano Moreno (vocal), Valnei Duarte (guitarra), George Augusto e Osvaldo Carlos (percussão), Alex Batista (metais) e Joelson Miranda (teclado).

Marron, Correio da Bahia, 03.11.2006- www.correiodabahia.com.br

No comments: