Monday, November 06, 2006

No Dia da favela


5/11/2006 23:49:00
O Dia Online

Hutúz Festival 2006 faz abertura no Viaduto de Madureira com muita música

RIO - A data não poderia ser mais propícia. Sábado, 4 de novembro, Dia da Favela, teve início a 7ª edição do Hutúz Festival. O evento celebra a cultura hip hop e negra do Brasil e traz em 2006 o Hutúz Esporte Clube como temática central. A idéia é ter as atividades esportivas como gancho para agregar e apresentar o movimento hip hop dentro e fora das favelas do Rio.

Na abertura do festival, a rapper Nega Gizza recebeu a chave da cidade do Rio de Janeiro, pelas mãos do vereador Edson Santos (PT), ao lado de Maria do Carmo Ferreira da Silva, da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). É como se novembro, mês já dedicado à cultura negra — com o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares e o 22 de novembro, Dia da Revolta da Chibata, fosse, também, do hip hop brasileiro.

Matéria completa em:
http://odia.terra.com.br/cultura/htm/geral_65928.asp
..................................................................

Mês do Hip Hop

O Hip Hop é uma grande referência da cultura negra. O movimento surgiu nos EUA, como uma válvula de escape dos moradores que buscavam uma solução para a realidade dura em que viviam.
No Brasil, o movimento tem encontrado cada vez mais adeptos, a maior parte formados por jovens e crianças que descobrem através dessa cultura, uma outra maneira de encarar a vida. A prova disso é o Hutúz, que é a maior festa de Hip Hop da América Latina que acontece durante todo o mês de novembro, com música, dança, grafite e esporte. Esse grande festival é realizado pela CUFA em vários locais do Rio de Janeiro.
O mês de novembro é ideal para o Hutúz, pois se comemora no dia 20, o dia da Consciência Negra, e agora se festeja também o dia da favela, no dia 4, sendo duas fortes referências para a Cultura Hip Hop e para o evento em si, tornando-se a melhor época para realizar ações voltadas para esta cultura e ser a marca registrada para o Hip Hop nacional.
Lembre-se, o Hip Hop é muito mais que um estilo musical; é um conjunto de valores e ações que interferem diretamente na vida dos que participam.

http://www.hutuz.com.br/06/index.php?id=habertura

No comments: