Sunday, November 12, 2006

ZUMBI e as filhas e os filhos da ÁFRICA



O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura, a Assessoria de Assuntos Afro-Brasileiros; a Secretaria de Estado de Educação; a Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa do Consumidor, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro e o Centro de Referência Contra a Discriminação Religiosa; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro realizarão desfile cívico comemorativo, no dia 20 de novembro, às 9 horas, na Av. Presidente Vargas, Praça Onze, em comemoração aos 20 anos da criação do Monumento a Zumbi dos Palmares.

Celebraremos a vida, em uma festa para comemorarmos e refletirmos sobre aquilo que entendemos como "identidade negra", que se mantém, na verdade como uma das marcas culturais mais fortes de nossa singularidade brasileira.

Escolas da rede pública de ensino de vários municípios; comunidades de Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau; Escolas de Samba; bandas militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, além do projeto Vitrine Cultural, organizado pelo grupo "A Arte da Mulherada" compõem uma programação recheada de sons, tradições e ritmos.

Na mesma sintonia, um filho da África, o atual Secretário de Estado de Cultura, Osvaldo Alves Pereira - Noca da Portela, admitido no Quadro Suplementar da Ordem Rio Branco, no grau de Comendador, receberá, em solenidade própria, no mesmo local, a Comenda das mãos de representante do Ministério das Relações Exteriores.

Portanto, convidamos Vossa Senhoria para comemorar conosco este momento tão especial.

Atenciosamente,

Neia Daniel e equipe da Assessoria de Assuntos Afro-Brasileiros

No comments: